sábado, 27 de outubro de 2007

1º Lagoas da Serra ( Artigo Publicado na Revista do Paúl )

Iº “Lagoas da Serra”

No Passado dia 8 de Setembro a Equipa Fim do Mundo em Parceria com o Clube de Caça e Pesca da Covilhã levou a efeito um Concurso / Convívio de Pesca à Pluma na Lagoa do Lagoacho - Serra da Estrela.
Contando com a experiência acumulada, ao longo dos três últimos anos, em que temos vindo a organizar diversos eventos de Pesca, a nossa equipa, achou estar em condições de avançar para a organização de um evento de âmbito nacional.
Durante os meses de Julho e Agosto trabalhou-se afincadamente na organização do evento, para que nada fosse deixado ao acaso. A divulgação do evento, a angariação de patrocínios, as diligências burocráticas para requisitar a barragem e ainda toda uma série de pormenores logísticos e outros, revelaram-se bastante trabalhosos. Mas quem corre por gosto não cansa!
Em termos de adesão, as nossas melhores expectativas foram superadas, tendo contado com 16 inscritos no concurso e 19 inscrições na vertente Convívio. É de realçar que a grande maioria dos participantes disputam o campeonato nacional da modalidade e defendem as cores do nosso Pais nas competições internacionais. No entanto os participantes menos experientes e até mesmo principiantes, vieram dar todo o sentido a este encontro, pois um dos principais objectivos desta organização era o de divulgar a modalidade e assim contribuir para o aumento do numero de praticantes desta fantástica forma de pesca.
O dia começou cedo com a montagem de um tenda de apoio. Após a chegada dos participantes, procedeu-se ao sorteio dos pesqueiros pelos concorrentes e atribuição de dorsais identificativos dos concorrentes e convivas. Logo de seguida, os concorrentes dirigiram-se aos respectivos tramos para darem inicio á 1ª Manga e os convivas rumaram para a margem oposta da barragem para não interferirem com a zona destinada ao concurso, a qual ocupava cerca de dois terços da lagoa. Finda a 1ª Manga que teve a duração de 90 minutos, fez-se uma pausa para se servir uma reconfortante Bucha matinal; Por sinal! Muito bem composta! O Centeio e a Broa acabados de chegar do forno Do Museu do Pão em Seia foram bastante apreciados.
Finda a 2ª Manga, apressámo-nos a descer ao Vale do Rossim a cerca de 4 km, pois estávamos em cima da hora combinada com o restaurante onde iríamos almoçar.
Entre Concorrentes, Convivas e alguns acompanhantes a sala compôs-se com cerca de 50 pessoas sentadas á mesa. No fim do almoço houve ainda tempo para entregar algumas ofertas aos convivas, que por razões pessoais não ião poder estar presentes no jantar de entrega de Prémios.
O tempo urgia e dirigimo-nos de novo ao lagoacho, para os concorrentes disputarem a 3ª e 4ª Mangas, e os convivas fisgarem mais umas trutinhas, que por sinal foram bastante colaboradoras, tendo durante o dia todo sido capturadas cerca de 250 exemplares, entre concorrentes e convivas. O São Pedro também ajudou brindando-nos com um dia solarengo, o que contribuiu para que todos os convivas tivessem tido uma bela jornada de pesca no lagoacho, uma das melhores lagoas da Serra, para a prática desta modalidade.
O dia terminou com o jantar de entrega de prémios, que teve de novo lugar no restaurante do Vale do Rossim. Enquanto os concorrentes e demais participantes jantavam, procedeu-se ao apuramento da classificação, tendo de seguida sido entregues os Troféus, Prémios e ofertas.
O 1º Classificado foi o Sr. António José Rodrigues de Monção, que não deixou os seus créditos por mãos alheias! Uma vez que é o detentor do titulo de Campeão Nacional 2007.
E assim terminou o 1º Lagoas da Serra.
Para finalizar, quero aqui deixar uma palavra de agradecimento a todos os participantes pela sua presença e a todas as entidades públicas e privadas, que com o seu apoio fizeram possível que este evento tenha tido a dimensão que teve.

Conheça mais sobre este evento e outras “coisas” em: www.equipafimdomundo.blogspot.com

João Paulo Pereira
Equipa Fim do Mundo

Sem comentários:

Fotos 3º Lagoas da Serra